Sabão de Azeite: uma tradição da Beira-Baixa

As Sabões montra-2primeiras saboarias europeias datam do século X e começaram a espalhar-se pelas duas grandes penínsulas do sul da Europa: a itálica e a ibérica. E não por acaso: ambas são regiões de forte tradição na produção de azeite que era, naquela época, o principal ingrediente do sabão.

Desde sempre ligada ao olival e à produção de azeite, a zona da Beira-Baixa, também é aquela que, em Portugal, apresenta mais pergaminhos no que diz respeito à História do Sabão. Da região serrana da Covilhã, a norte, à do pinhal de Belver, a Sul, passando por Castelo Branco, são várias as referências (embora ainda pouco conhecidas) que atestam da importância que a produção do Sabão de Azeite teve nesta região.

Aqui na Quinta da Porta, em Vale de Prazeres, Concelho do Fundão, sentimo-nos orgulhosos de continuarmos a participar activamente em mais um elo desta História que nos liga tão profundamente às raízes da Beira-Baixa.

http://quintadaporta.shopk.it

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Beira-Baixa, blog, histórias e memórias, Notícias cá da terra, Notícias cá de Casa, Olive Oil Soap, Sabão, Sabão de Azeite Artesanal, vale de prazeres com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s