Vendo-me de sangue tinto / Quis que me chamasse Pinto

Em deambulações internéticas, descobri este blog sobre o nome Pinto: A Queda da TORRE DE CHÃ — Solar medieval da família PINTO. Há já algumas gerações (Séc. XVIII) que o apelido Pinto está ligado à Casa de Vale de Prazeres e à Quinta da Porta, também conhecida localmente como “Casa Pinto”.

Aqui ficam algumas passagens sobre as origens do nome, que terá começado como alcunha imposta pelo Rei a um seu cavaleiro que chegara da batalha “como um pinto”, encharcado em sangue. Também foi esta a história que sempre ouvi contada pelas gerações mais antigas. Se é verdadeira, não posso garantir, mas acho graça vê-la confirmada por outros.

Alguns autores antigos dizem que este “apelido deriva de uma alcunha motivada por um cavaleiro regressado de uma batalha com a sua armadura e o resto da indumentária salpicados com pingos de sangue”. 

A reforçar esta origem temos a heráldica desta família, “cinco crescentes vermelhos” , uma alusão clara a batalhas contra os mouros.

Aqui jaz quem nos perigos
Das guerras, em que se achou
As Armas sempre pintou
Com sangue dos inimigos
E hum gran Rey que me estimava
Vendome de sangue tinto
Quis que me chamasse Pinto
Porque tam bem me pintava.

Manuscrito da Armaria nº 1652 da Torre do Tombo, sobre os “Pintos”.

Sobre a explicação da heráldica da família Pinto, a obra anónima “Pintos de Riba-Bestança”, editada em 1856, na pág. 7 refere:

“A mesma construcção das armas dos Pintos mostra a excellencia desta família. São cinco crescentes de luas vermelhas, com um crescente na espadoa. As luas vermelhas designam batalhas ganhadas a mouros: as aspas, batalhas ganhadas em dia de Santo André: e o leopardo, vigor e força.”

Anúncios
Esta entrada foi publicada em família, histórias e memórias, vale de prazeres com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s